A fase de inserção da criança no âmbito da Educação Infantil gera expectativas no corpo docente, e ao tratar da criança adotada, ainda mais.
Trabalhar com crianças na condição pautada traz ainda mais atenção, visto que há uma grande preocupação dos responsáveis quanto ao acolhimento e adaptação das mesmas no ambiente. Vale ressaltar que, há situações, como aponta a matéria da Revista Nova Escola, nas quais os responsáveis podem apresentar sentimentos contraditórios, como o desejo da adaptação e interação da criança com o educador, ao mesmo que o medo do mesmo rejeitar a criança, além do possível ciúme de quem ensina.
- Construção da Identidade
É de fundamental importância construir a relação e parceria "família e escola" ainda mais nesses casos, pois o educador precisa saber como agir e quais caminhos seguir ao trabalhar a história da criança para que a mesma conheça e se aproprie.
Muitos pais desejam que a instituição não toque no assunto, devido a não esclarecerem completamente para o filho, consequentemente, pela pouca idade. Contudo, a escola pode desde a primeira infância introduzir o tema "adoção" para com os pequenos, rompendo barreiras desde o princípio e fazendo com que as crianças, em sua fase inocente, preservem o acolhimento e a afetividade em sua totalidade.
- Construção da Identidade
É de fundamental importância construir a relação e parceria "família e escola" ainda mais nesses casos, pois o educador precisa saber como agir e quais caminhos seguir ao trabalhar a história da criança para que a mesma conheça e se aproprie.
Muitos pais desejam que a instituição não toque no assunto, devido a não esclarecerem completamente para o filho, consequentemente, pela pouca idade. Contudo, a escola pode desde a primeira infância introduzir o tema "adoção" para com os pequenos, rompendo barreiras desde o princípio e fazendo com que as crianças, em sua fase inocente, preservem o acolhimento e a afetividade em sua totalidade.
Considerando o a fato da abordagem "adoção" ser um dos assuntos mais sensíveis e delicados de tratar com os pequenos, segue uma lista de 7 livros infantis para trabalhar a adoção de forma natural e contínua com os pequenos alunos:
1. “É proibido falar disso”, George Schlesinger e Bruna Assis Brasil (Companhia das Letrinhas)
2. “O irmão que veio de longe”, Moacyr Scliar e Cárcamo (Companhia das Letrinhas)
3. “Flavia e o bolo de chocolate”, Miriam Leitão e Bruna Assis Brasil (Editora Rocco)
4. “Então você chegou… e a família ficou completa!”, Anette Hildebrandt e Almud Kunert (Companhia das Letrinhas)
5. “Aos Olhos do Mar”, Cristiane Tavares e Chris Mazzotta (Editora MOV Palavras)
6. “Ganhei uma menina” – Tereza Yamashita e Luiz Bras (Editora Scipione)
7. “Drufs”, Eva Furnari (editora Moderna)
Matéria na íntegra disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8875/adocao-e-educacao-infantil
Publicado por: Larissa Salgado Teixeira
3. “Flavia e o bolo de chocolate”, Miriam Leitão e Bruna Assis Brasil (Editora Rocco)
4. “Então você chegou… e a família ficou completa!”, Anette Hildebrandt e Almud Kunert (Companhia das Letrinhas)
5. “Aos Olhos do Mar”, Cristiane Tavares e Chris Mazzotta (Editora MOV Palavras)
6. “Ganhei uma menina” – Tereza Yamashita e Luiz Bras (Editora Scipione)
7. “Drufs”, Eva Furnari (editora Moderna)
Matéria na íntegra disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8875/adocao-e-educacao-infantil
Publicado por: Larissa Salgado Teixeira
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