Considerando a temática do Blog ao apresentar a realidade de famílias com baixa renda e seu cenário de vida, bem como as publicações anteriores, nesta, será apresentado o curta-metragem "Vida Maria", o qual mostra a reprodução de uma realidade por 3 gerações.
É possível relatar e observar que, em famílias de baixa renda, independente do quantitativo de crianças, tal reprodução ocorre de forma contínua, como no filme, por motivos de ajuda e/ou responsabilidades transferidas como forma de sobrevivência. Ao relacionar o filme às famílias em questão, é possível deparar-se com interpretações e questionamentos sociais quanto ao desenvolvimento das "Marias", como: o estudo interrompido, a responsabilidade doméstica das crianças, o desenvolvimento intelectual e autônomo, dentre outras questões.
Apresente sua reflexão e participe conosco sobre a discussão desta realidade que é reproduzida no cotidiano brasileiro.
"Temos com essa sequência a noção de que um ciclo se encerra enquanto outro continua, dando seguimento ao fado das mulheres da família. O curta-metragem mostra como os trágicos destinos se repetem e como as gerações reproduzem aquilo que aprenderam sem qualquer mudança ou crítica."
Segue abaixo o link sobre o curta-metragem apresentado na íntegra.
https://www.culturagenial.com/filme-vida-maria
Publicado por: Larissa Salgado Teixeira
Muito bom o post, gosto muito dessa curta metragem, Pois representa nossos dias, a vida de muitas famílias tem sido dessa maneira, uma reprodução do estilo de vida de maneira que se se repete de geração por geração sem nenhuma mudança se quer, o Nordeste conta com uma imensa quantidade de famílias nessa situação, quando olhamos para realidades como essa de" vidas maria" a mulher, os filhos simplesmente não tem oportunidades para mudar a sua situação que se encontram , não podem estudar, tem que trabalhar e talvez essas famílias queiram algo diferente pros seus filhos mas e a oportunidade? Que nos lugares carentes e mais pobres da zona rural e outros não tem chegado ? Fica ai minha participaçao .Boa tarde a todos.
ResponderEliminarLarissa,
ResponderEliminarQue vídeo!
Muito bacana a maneira de abordar este assunto que é a realidade de tantas pessoas pelo mundo todo.
Tantas crianças têm seus direitos negados devido à urgência nos trabalhos adultos. E, por não conhecerem outra realidade, acabam por perpetuar este ciclo.
A Educação tem o poder de desvelar novos horizontes e mudar essas histórias.
Como diria Paulo Freire: "Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".